Av. Rui Barbosa, 31 - Bonfim, Santo Amaro - BA
Horário Comercial
Telefone: 0800 111 1832
Central do Assinante

Entre em contato

Logo Principal
  • Av. Rui Barbosa, 31 - Bonfim, Santo Amaro - BA
  • 0800 111 1832
  • atendimento@tinettecnologia.com.br

Metaverso: a realidade virtual que é tendência mundial

Postado por: Ti.Net

Metaverso: a realidade virtual que é tendência mundial

Seria difícil de acreditar se alguém dissesse, alguns anos atrás, que a tecnologia do futuro seria totalmente centrada em… video games.

 

A evolução dos jogos eletrônicos - e principalmente da tecnologia de programação - trouxe ideias e insights para que empreendedores e desenvolvedores replicassem ferramentas e mecânicas que pareciam impossíveis de tirar dos livros, filmes e séries.

 

Ainda que não seja exatamente o caso do metaverso, não é um grande exagero dizer que essa nova tecnologia é uma versão imensa da nossa realidade inserida e adaptada a um código de videogame.

 

Se antes os jogos que dispunham de ferramentas de realidade virtual pareciam coisa de outro mundo, hoje, essas ferramentas são consideradas "básicas" para acessar o metaverso.

 

Além disso, os principais investimentos nesta tecnologia começaram a ganhar força recentemente, e tudo indica que o seu mercado irá movimentar quantias de dinheiro cada vez mais exorbitantes.

 

E justamente por ser uma tecnologia muito nova, estamos vivendo as fases iniciais e acompanhando os seus primeiros passos. Pouco se sabe sobre o seu potencial. Até porque, se tem uma coisa que não vai faltar nesse universo são mudanças constantes e cada vez mais inovadoras.

 

Por isso, preparamos esse blog para que você conheça um pouco mais sobre o Metaverso e como a internet fibra óptica tem um papel fundamental para o bom funcionamento dessa tecnologia. Vamos lá?

O que é o metaverso?

O metaverso, em poucas palavras, é o nosso mundo replicado e adaptado a uma realidade virtual por meio de tecnologias digitais.

 

O seu principal objetivo é unir o mundo real ao virtual. No metaverso, os usuários possuem os seus próprios avatares em 3D, para que eles interajam e se divirtam com outras pessoas espalhadas por todo o mundo.

 

E as atividades não se limitam ao lazer, já que é possível realizar atividades profissionais, como reuniões e coworking.

 

Ou seja, o metaverso, nada mais é que uma espécie de "segunda vida" dos seus usuários, que ultrapassa a maioria das barreiras presentes no mundo real.

O potencial mercadológico do metaverso

Muitos investidores e empreendedores têm olhado com grandes olhos para o potencial da tecnologia de metaverso. Até porque, as expectativas mais ousadas acreditam que o mercado dentro dessa tecnologia pode gerar uma receita anual de até 1 trilhão de dólares.

 

Recentemente, o empresário Mark Zuckerberg, dono do Facebook, criou um novo conglomerado chamado de "Meta Platforms", que promete investimentos pesados nessa tecnologia. Até aqui, já foram mais de 10 bilhões de dólares aplicados nessa tecnologia.

 

Em um podcast, Mark comentou sobre as estratégias da sua nova empresa e a sua visão sobre essa tecnologia. De acordo com o empresário, as pessoas associam o metaverso a jogos eletrônicos, e que na verdade esse não é o único propósito. 

 

A ideia é que as pessoas se "incorporem" na internet, e que ao invés de visualizar o conteúdo, você, na verdade, está nele.

O lado negativo do metaverso

Entretanto, a ideia do metaverso não parece agradar totalmente todas as grandes personalidades da tecnologia. Diante do crescimento dessa tendência, o CEO da Apple, Tim Cook, comentou sobre essa ferramenta, e trouxe alguns receios e pontos importantes sobre o uso das plataformas.

 

“Eu sempre acho importante que as pessoas entendam o que é algo. E eu realmente não tenho certeza se a pessoa comum pode dizer o que é o metaverso. É algo em que você pode realmente mergulhar. E isso pode ser usado de uma maneira boa. Mas eu não acho que você queira viver toda a sua vida dessa maneira. VR é para períodos definidos, mas não uma maneira de se comunicar bem. Então eu não sou contra, mas é assim que eu vejo isso.”, disse Cook à revista holandesa Bright.

 

Inclusive, uma das principais preocupações que surgem com o metaverso é justamente o uso em excesso e o vício que pode proporcionar aos seus usuários. 

 

Se hoje o principal desafio das pessoas é se "desconectar" das telas e das redes sociais, o surgimento de mais uma tecnologia, com uma demanda temporal ainda maior, certamente dificulta a situação.

Possibilidades do metaverso

Existem vários exemplos de jogos, campanhas de marketing, aplicativos e outros cases que seguem a mesma linha de raciocínio da proposta do metaverso, como é o caso de jogos famosos como "The Sims", "Minecraft" e "Fortnite". 

 

Entretanto, as principais tecnologias voltadas especificamente para o metaverso estão começando a surgir só agora.

 

Como já vimos, a Meta Platforms é a empresa que mais tem acumulado esforços para investir e fazer a tecnologia do metaverso crescer. A sua principal plataforma, Horizon Worlds, é um jogo que oferece inúmeras possibilidades aos seus usuários. 

 

Ao se cadastrar, você pode viver aventuras de ação, interagir com pessoas de todo o mundo, e até mesmo fazer atividades diárias que vão fazer parte da sua nova "rotina".

 

Outra possibilidade de uso do metaverso é em campanhas de marketing. O mascote da Copa do Mundo do Qatar, La'eeb, foi apresentado ao mundo durante o sorteio dos jogos do torneio. 

 

Durante a apresentação, o mascote diz que vem do "mascoteverso", uma realidade que abriga todos os mascotes da Copa do Mundo. Um baita case de marketing digital.

 

Importância da fibra óptica para o metaverso

Ainda que os desenvolvedores estejam trabalhando para "democratizar" o Metaverso, é necessário possuir equipamentos específicos e, principalmente, uma boa internet para acessar as principais plataformas.

 

A alta resolução dos gráficos e a grande quantidade de dados a serem processados nessas plataformas certamente não serão suportados por qualquer tipo de internet. E é por isso que a maioria das empresas e residências têm optado por um provedor de internet fibra óptica.

 

E uma coisa é certa: aqueles que desejam mergulhar no metaverso, certamente devem ir atrás de um plano de internet fibra óptica.

Internet Fibra Óptica na TI.Net

A internet fibra óptica é a principal modalidade de conexão disponível no mercado, já que os seus filamentos permitem a transmissão de dados na velocidade da luz. 


Caso esteja interessado em outras dicas e informações sobre como a fibra óptica pode otimizar a sua conexão e impulsionar a sua experiência na internet, confira as outras postagens do nosso blog.

Outros Posts