As evoluções tecnológicas são parte presente da vida e desenvolvimento humano, e são responsáveis por conduzir a humanidade no caminho da evolução constante.
Elas fazem cada vez mais parte da rotina das pessoas e são fortes contribuintes com a automação de diversas atividades que anteriormente só poderiam ser realizadas por humanos.
Uma dessas tecnologias que tem impactado o cenário mundial por seus inúmeros benefícios é a de armazenamento de dados na nuvem, uma espécie de estocagem de dados online.
Para compreender melhor sobre como tem avançado o armazenamento de dados na nuvem, a Ti.Net preparou este artigo, com todas as informações sobre essa tecnologia, continue a leitura e descubra!
O futuro das inovações tecnológicas reserva diversas surpresas que só passaremos a conhecer posteriormente, porém, algumas delas dão indícios do que poderão proporcionar à humanidade e ao seu desenvolvimento.
O armazenamento na nuvem, por exemplo, é um artifício utilizado por grande parte da população com ascendente popularidade.
E por mais que hoje seja amplamente utilizada como solução para resguardar a segurança de dados trafegados online, surgiu há algum tempo como utilidade pública.
O cientista de computação estadunidense John McCarthy foi um grande referencial no campo da tecnologia por apresentar estudos relevantes sobre a inteligência artificial e por ser o criador da linguagem de programação nomeada de LISP.
A LISP é uma linguagem dinâmica que utiliza de funções matemáticas para determinar estruturas de dados elementares, elaborada primariamente com a função de processar dados simbólicos.
Na década de 60, John McCarthy, falou abertamente sobre a teoria de compartilhamento simultâneo entre dois usuários para realizar tarefas, princípio conhecido como “Utility Computing”.
Com base, nesses conhecimentos, um outro cientista famoso mundialmente por seus feitos, o físico Joseph Carl, precursor da criação da internet.
Joseph, foi então o grande responsável por encontrar maneiras que fazem do uso da internet uma ferramenta para compartilhar dados online.
A seguir, foi criada a Advanced Research Projects Agency Network (ARPANET), ferramenta criada com a finalidade de garantir o compartilhamento de dados sigilosos militares e a interligação entre bases científicas nos EUA.
Esse foi o primeiro vislumbre da tecnologia que conhecemos hoje de compartilhamento e armazenamento de dados na nuvem.
Porém, somente na década de 90 as empresas deixaram de utilizar os hardwares pelos serviços de armazenamento na nuvem.
O armazenamento de dados em nuvem, é um dos exemplos de tecnologia que não deixarão mais de fazer parte do desenvolvimento humano.
Essa afirmação se dá, por uma premissa muito simples, a tecnologia é útil, eficiente e possui custos baixíssimos quando comparada a outras tecnologias equivalentes.
O passar do tempo e a evolução da tecnologia foram suficientes para aumentar sua popularidade e alcançar cada vez mais adeptos ao seu uso, talvez até você mesmo caro leitor, já tenha utilizado de seus benefícios e a disponha em seu dispositivo móvel.
E foi essa facilidade de acesso que contribui com a disseminação da tecnologia por todo o globo, sendo presente na grande maioria dos dispositivos conectados à internet atualmente.
Conforme o conhecimento sobre a tecnologia foi se espalhando pelo globo terrestre, mais empresas buscaram formas de se apossar do conhecimento com a finalidade de também proporcioná-la à sociedade.
Essa Incessante busca pelo método de armazenamento de dados em nuvem conduziu empresas de grande renome e autoridade no mercado a investirem recursos na tecnologia.
Abaixo, damos 5 exemplos de tecnologias em nuvem que você, com certeza, já deve ter ouvido falar, confira:
Um dos serviços de armazenamento de dados mais conhecidos mundialmente, o Google Drive, desenvolvido pela renomada Google, oferece 15 GB de armazenamento gratuito para todos os seus usuários, uma mega nuvem, sem dúvidas.
Dentre as opções mais conhecidas, o Google Drive é a opção que mais disponibiliza espaço gratuito para os usuários.
É possível ainda, adquirir mais espaço de armazenamento com base nos pacotes de dados oferecidos pela própria plataforma.
O drive do Google permite ainda o abrigo de outras ferramentas do desenvolvedor como o Google Docs, por exemplo. Todas elas disponibilizadas em um mesmo local, com o propósito de promover melhor o gerenciamento das aplicações de produtividade.
Por outro lado, o ICloud é o sistema de armazenamento de dados oficial da Apple, que ganhou fama após se mostrar como a primeira empresa a conseguir fabricar computadores pessoais.
Desde então, a empresa é famosa colhe os frutos exorbitantes da sua popularidade, mostrando ao mundo seus novos aparelhos que conquistam a população e geram um faturamento gigantesco em vendas em todo o mundo.
Os usuários da marca recebem através do ICloud um espaço de armazenamento de 5GB, para os que desejam mais espaço podem fazer o upgrade para o ICloud +, com planos de até 2TB (terabytes) de armazenamento.
O OneDrive é o serviço de armazenamento da Microsoft, empresa que atua há muito tempo no mercado de tecnologia e é uma das grandes líderes mundiais em desenvolvimento, fabricação e venda de softwares de computador.
O serviço também possibilita o armazenamento de dados em nuvem grátis, com capacidade de até 5 GB por usuário, porém, a Microsoft inovou e possibilitou mais armazenamento após o cumprimento de uma simples etapa.
Tudo o que os usuários precisam é se cadastrar no Office 365, também da Microsoft, para receber 1TB de capacidade de armazenamento de forma grátis.
A possibilidade de aumento de armazenamento também pode ser conquistada após a assinatura de um plano de dados na plataforma.
Também conhecido como AWS, o serviço de armazenamento de dados da Amazon, tem conquistado o gosto do público.
O serviço de dados permite a realização de outras funções como o gerenciamento de sites, é a plataforma de dados mais adotada e abrangente do mundo, capaz de oferecer mais de 200 serviços completos de datacenters em todo o mundo.
O nível gratuito da AWS inclui 750 horas do Amazon Relational Database Service (RDS) em uma instância db. t2. micro, 20 GB de armazenamento e 20 GB de backups por mês, durante um ano.
A taxa de consumo pode ser acompanhada por meio da tabela Principais serviços do Nível gratuito da AWS por uso, no painel do Console de cobrança da AWS.
A Dropbox é uma empresa especialista em computação em nuvem, sediada em São Francisco, Califórnia, nos EUA, o negócio conhecido mundialmente detém de centrais de computadores que armazenam todos os dados trafegados de forma online de seus clientes.
Disponibiliza gratuitamente, de 2G para cada usuário, conhecido como Dropbox Basic.
Os planos pagos oferecidos pela plataforma oferecem modalidades com até 2TB de serviço de armazenamento em nuvem.
Sabemos que as tecnologias contribuem todos os dias de alguma forma com o avanço humano, sendo fundamentais à facilitação de diversas atividades.
Ao decorrer do texto, destacamos a evolução das tecnologias de armazenamento em nuvem fazendo com que os usuários da internet ganhassem maior segurança sobre todos os dados trafegados online.
A Ti.Net tem o mesmo objetivo, contribuir com o desenvolvimento humano por meio da promoção da tecnologia em suas diferentes formas.
Promovemos internet fibra óptica na Bahia a fim de que a população que se beneficia dela continue criando conexões inesquecíveis.
A nossa fibra óptica proporciona a melhor experiência para os seus usuários, seja para a casa ou para o trabalho.
Conte com a nossa internet fibra óptica para se conectar, entre agora em contato com a Ti.Net!
Você sabe como escolher a melhor internet residencial? Chegou a hora de aprender com as dicas da Ti.net . Saiba mais!
A cibersegurança é definida por um conjunto de práticas que visa assegurar o direito sobre os dados pessoais. A TI.NET promove conexão segura, confira!
Sinal 2.4 e 5 GHz: Qual a principal diferença e em que momento usar cada um? É possível melhorar o sinal wi-fi trocando o aparelho roteador.