A chegada da internet 5G no Brasil aconteceu no dia 6 de Julho de 2022, com a implementação da inovação na capital do país, Brasília.
São várias as dúvidas que cercam a implementação dessa tecnologia no país, principalmente, sobre o custo do 5G.
É inegável que a tecnologia pode vir a beneficiar várias áreas da economia brasileira, porém, a pergunta que não quer calar é: a nova internet 5G será mais cara que as demais?
Elaboramos esse blog com o propósito de informar os leitores sobre o 5G, visto que várias pessoas se interessam por essa nova tecnologia e querem futuramente tê-la em seus aparelhos com acesso a internet.
O mundo trilhou um caminho muito longo desde o estabelecimento da primeira conexão feita pela internet em 1969, entre a Universidade da Califórnia e o Instituto de Pesquisa de Stanford.
As transmissões de voz a longa distância só foram possíveis em 1980 com a implantação da tecnologia 1G, e o acesso a aparelhos móveis com internet só foi possível a partir de 1996, no tempo a tecnologia era considerada artigo de luxo.
Com isso, apenas poucas pessoas podiam se beneficiar dessa nova tecnologia que foi um grande marco para a época, com a popularização dos serviços de internet ao longo dos anos mais e mais pessoas em todo o mundo puderam conhecer a conexão sem fio.
Pensando em tudo o que a internet possibilita hoje, fica difícil de imaginar uma realidade sem o uso dessa tecnologia.
A internet não conecta apenas aparelhos eletrônicos, ela possibilita conexão entre diversas pessoas espalhadas pelo globo terrestre.
Hoje a possibilidade de conexão é extraordinária e possibilita também o fácil acesso a diversos conteúdos da web.
A automatização de serviços e aparelhos também é um das possibilidades que cercam a implementação do 5G, várias hipóteses surgem a todo momento sobre a usabilidade da quinta geração da internet.
Mesmo havendo várias hipóteses sobre o seu uso, o que não se pode esquecer é que essa tecnologia amplia a promoção da conexão entre pessoas.
Durante a pandemia o mundo se deparou com um cenário catastrófico que será difícil de ser esquecido, diversas pessoas se viram completamente obrigadas a se manter isoladas do restante do mundo.
Sem a internet os danos na vida das pessoas seriam muito maiores, o seu uso possibilitou que pessoas continuassem trabalhando, se comunicando com seus familiares e amigos e seguissem com suas atividades diárias e vidas.
A reinvenção do estilo de vida das pessoas durante a pandemia não seria possível sem o uso da internet.
Por esse, e outros motivos, quando começaram os burburinhos sobre o 5G, o mundo inteiro desviou sua atenção para a nova tecnologia de internet e sua usabilidade no dia a dia.
A tecnologia é parte integrante da vida de milhões e milhões de pessoas em todo o mundo, essas pessoas estão ansiosas sobre quais possibilidades podem ser alcançadas com o 5G, sem dúvidas a nova tecnologia tem chamado muita atenção.
A sua chegada no Brasil é vista com uma certa preocupação sobre os valores para obtenção desse tipo de serviço de internet para aparelhos móveis, abaixo destacamos algumas falas pertinentes a implantação da tecnologia 5G.
Entenda também sobre a acessibilidade da internet em zonas rurais.
Vale lembrar, que apenas três operadoras no Brasil estão autorizadas a operar na faixa 5G, são elas Claro, Tim e Vivo.
A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), é o órgão que regula as telecomunicações no Brasil, além de estabelecer normas quanto a utilização e fornecimento desse tipo de tecnologia no país.
O conselheiro e vice-presidente da ANATEL, Moises Moreira, afirmou em uma entrevista à CNN Brasil, “ A tecnologia 5G não será mais cara aos usuários que já possuem o 4G. ”
O presidente da Tim e diretor geral da telecom Itália, Pietro Labriola, compara a disponibilização da internet com as variações de serviço oferecidos pela Uber, “ Quando você usa uber, tem o uber black e outros níveis. O preço é relacionado com o nível de serviço. ”
O diretor da Associação Brasileira de Internet (ABRANET), Eduardo Nager, destaca a importância da internet fibra óptica como rede confiável para a implantação efetiva do 5G no Brasil.
Porém, aconselhou aos usuários de internet que se informem junto às operadoras sobre a compatibilidade dos aparelhos celulares com a tecnologia.
A fim de certificar que os usuários usufruam de forma plena da quinta geração da internet, sem riscos de utilização, a ANATEL criou um painel de conferência dos celulares compatíveis, certificados e homologados para usar a tecnologia 5G.
As operadoras Claro, Tim e Vivo já ativaram o sinal 5G em Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, João Pessoa e São Paulo, a partir do dia 29 de setembro de 2022 a Agência Nacional de Telecomunicações já poderá cobrar o cumprimento das normas previamente estabelecidas pelo edital do leilão.
A implementação da tecnologia no país ainda é recente e está acontecendo de forma gradual, por isso, ainda é cedo para afirmar que a internet 5G será mais cara que as demais, o que resta para os loucos por tecnologia é acompanhar as cenas dos próximos capítulos.
A velocidade da internet interfere diretamente no desempenho das atividades realizadas na web, a implantação da quinta geração visa aumentar as conexões rápidas por meio do 5G.
O 5G na Bahia ainda não chegou, porém a conexão rápida e estável já é possível por meio da internet Ti.Net!
As cidades com 5G no Brasil ainda são poucas, por isso, não sofra com uma internet de péssima qualidade até que a tecnologia chegue à região.
As conexões entre familiares e amigos faz toda a diferença na rotina de várias pessoas, porém, para que ele ocorra da melhor forma possível é necessário o investimento em uma internet de qualidade.
Nossos planos contam com soluções para sua casa ou empresa e possibilitam o sucesso nas mais diversas conexões feitas pela web.
A Ti.Net nasceu com o propósito de unir as pessoas através de uma conexão ultrarrápida, promovendo uma experiência inesquecível a todos os nossos clientes.
Saiba como você deve se proteger de vazamento de informações pessoais na internet e como as empresas devem agir para garantir a sua segurança.
A cibersegurança é definida por um conjunto de práticas que visa assegurar o direito sobre os dados pessoais. A TI.NET promove conexão segura, confira!
Conheça 5 maneiras de mediar velocidade da internet e aumentar sua velocidade de conexão , confira neste blog da Ti.Net.